8 de Novembro na história do MPLA
8 de Novembro na história do MPLA

O MPLA cuja a história se "confunde" e é transversal com a do país, o dia 8 de Novembro tem importante e profundo significado.
O valor da data marcada pela chegada ao solo pátrio, da primeira delegação oficial do Partido, chefiada pelo memorável Camarada Lúcio Lara, em 1974, depois de ter desenvolvido intensa actividade política, que culminou com a assinatura do Acordo que pôs fim as hostilidades entre o regime colonial português e o MPLA.

O acto que bem pode ser interpretado como a semente lançada à terra, reforçou o processo de consolidação do MPLA no seio da sociedade angolana, de quem recebeu,meritóriamente, a divisa de ser o movimento de libertação, que melhor conhecia e defendia os anseios do povo, amargurado pelos longos anos de submissão ao regime ditatorial português. 

Num exercício de somar e seguir, a implementação e aceitação do MPLA como o Partido de todos e mais do qie isso, congregacionista não mais parou, até a conquista da Independência Nacional, ocorrida quase um ano depois, coincidentemnte no mesmo mês de Novembro, na madrugada do dia 11, do ano de 1975.

A celebração da data, em outros momentos, observou um conjunto de actividades, não possoveis de realizar em função da conjuntura que o mundo enfrenta, na luta contra a pandemia da covid-19.

Ainda assim, os "Camaradas", têm razões de sobra para celebrar o 8 de Novembro, tal a entrada triunfal do MPLA em Luanda.
Bem haja.

Ver todos os artigos
Próxima notícia
Imprensa
Redes Sociais
Facebook
Youtube