DECLARAÇÃO DO BUREAU POLÍTICO SOBRE O 45º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL
DECLARAÇÃO DO BUREAU POLÍTICO SOBRE O 45º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Por ocasião do 45º aniversário da proclamação da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2020, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, enaltece as conquistas alcançadas ao longo do percurso histórico de Angola, apelando a todos os angolanos para participarem de forma patriótica nas actividades comemorativas da efeméride, que este ano se celebra sob o lema «UNIDADE, ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO».

O 11 de Novembro de 1975 marca o culminar da longa luta de resistência contra o jugo colonial português e o nascimento de um Estado independente e soberano que rapidamente inscreveu o seu nome no concerto das nações e converteu-se em sujeito do direito internacional público.

Ao assinalar os 45 anos da fundação da Nação Angolana, o MPLA rende uma honrosa homenagem a todos os valorosos combatentes da nossa gesta heróica, curvando-se perante à memória do saudoso Camarada Presidente António Agostinho Neto que soube interpretar fielmente os ideais do nacionalismo e patriotismo angolanos, conduzindo a luta armada de Libertação Nacional, que culminou com a declaração de auto-determinação no dia 11 de Novembro de 1975.

Angola de hoje é resultado do espírito de bravura e determinação dos Heróis da Liberdade e dos esforços abnegados na defesa da soberania e da unidade nacional. A paz e a estabilidade social e política são bens inadiáveis arduamente conquistados com suor, sangue e lágrimas consentidos pelos melhores filhos da nossa amada Pátria.

Decorridos 45 anos da histórica data que devolveu a dignidade e o orgulho nacional aos angolanos, Angola regista progressos assinaláveis no exercício da cidadania e preservação da estabilidade política e social, da unidade e reconciliação nacional, da paz e da democracia.

No quadro da valorização das conquistas alcançadas ao nível dos direitos, liberdades e garantias, o MPLA releva a coexistência pacífica entre as forças políticas, bem como o espírito de concertação e participação cidadã, convidando, para o efeito, todas as forças vivas da Nação para participarem activamete no processo de consolidação do Estado Democrático e de Direito.

O Bureau Político do MPLA aproveita o ensejo para reiterar a firme confiança de que Angola há-de preservar e materializar os sonhos de liberdade, paz e desenvolvimento de todos os seus filhos, mantendo-se fiel, no contexto da política externa, aos princípios da solidariedade e cooperação com todos os povos do Mundo.

Nesta data de júbilo e de reflexão pelo aniversário do maior feito do Povo Angolano, a Independência Nacional, o Bureau Político do MPLA exorta aos militantes, simpatizantes e amigos do Partido para cerrarem fileiras em torno da liderança do Camarada Presidente João Lourenço para vencermos os desafios do presente e do futuro e continuarmos a merecer o voto de confiança de Angola e dos angolanos.

MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM,
CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.

Luanda, 10 de Novembro de 2020.

O BUREAU POLÍTICO DO MPLA

Ver todos os artigos
Próxima notícia
Imprensa
Redes Sociais
Facebook
Youtube