História

A história da JMPLA está ligada a história da própria juventude angolana. Fundada em 1962, durante a pimeira Guerra de Libertação Nacional, a JMPLA é o viveiro do MPLA-Movimento Popular de Libertação de Angola.

Forjada na luta, desde cedo, a JMPLA foi uma força dinâmica que mobilizou os jovens para a luta e assumiu para si a educação moral e política dos jovens na guerrilha.

A entrega e participação da nossa juventude na luta alcançou o seu ponto mais alto com a morte do Comandante Hoji Ya Henda. Um jovem destemido, de 26 anos, chefe militar máximo dos guerrilheiros do MPLA que tombou heroicamente no dia 14 de Abril de 1968, em combate no Quartel de Karipande.

Durante a primeira Guerra de libertação Nacional, a JMPLA, conheceu uma importante dinâmica no período em que o Camarada Presidente José Eduardo dos Santos havia assumido as funções de Vice-Presidente da organização.

Esse heróismo dos jovens travou a invasão ao nosso País por forças estrangeiras e durante a segunda Guerra de Libertação Nacional, ela constituiu a base segura para a vitória e, graças a ela, a Independência foi conquistada e proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Por decisão do Partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organização de massas para organismo juvenil do Partido. De lá para cá realizou a I Conferência Nacional, em Outubro de 1978, o I Congresso, em 1981, o II Congresso, em 1987, o III Congresso, em 1991, o IV Congresso em 1998 e o V Congresso Ordinário, em 2002.

Hoje bem estruturada e implantada, em todo o País, continua a trabalhar para a difusão dos ideais do Partido, da Paz e da Reconciliação Nacional.

Como organização juvenil do MPLA, a JMPLA continuará a ser sempre o viveiro seguro do Partido e uma fiel aliada da mobilização dos esforços humanos e materiais do MPLA, em todos os momentos.

Clique aqui para baixar o PDF com a História completa da JMPLA

Imprensa
Redes Sociais
Facebook
Youtube